Notícias

Abertura da 3ª Semana Municipal de Trânsito chama a atenção para o respeito entre as pessoas

No dia em que se completam três anos do acidente de trânsito entre um caminhão e um micro-ônibus, que vitimou 16 pessoas na avenida Djalma Batista (28 de março), a prefeitura iniciou a programação da 3ª Semana Municipal do Trânsito. O evento foi realizado no Parque Municipal do Idoso, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, na zona Centro-Sul. O local foi escolhido para chamar a atenção sobre a importância do respeito mútuo entre as pessoas no trânsito, principalmente idosos e pedestres.

 

“A Semana foi instituída pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, em 2014, para que o terrível acidente que ceifou tantas vidas sirva de alerta para a imprudência no trânsito. Somente este ano, já tivemos o registro de 56 vítimas fatais no trânsito e o que queremos é reduzir esse número”, destacou o prefeito em exercício Marcos Rotta, que se emocionou ao revelar que também perdeu um irmão aos 28 anos de idade, vítima de um acidente de trânsito.

 

Ainda segundo o prefeito, o Município já realiza ações perenes de conscientização e segurança entre os condutores. Este ano, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran – AM) o trabalho do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) ganhará uma abordagem mais ampla.

 

“Já determinei ao Manaustrans que firme um convênio com o Detran para que possamos fiscalizar, ainda mais de perto, a qualidade dos nossos motoristas, porque vemos muitas pessoas aprovadas nas autoescolas, mas que não apresentam condição para estar dirigindo”, pontou Rotta.

 

Durante a abertura da programação também foi realizada a emissão da credencial para vaga especial em estacionamento e a entrega de material informativo. De acordo com Costa Neto, que é diretor de operações do Manaustrans, todo empreendimento construído na cidade tem seu projeto avaliado pelo órgão para que a reserva de vagas especiais seja cumprida.

 

“A vagas são ofertadas, o que não é cumprido muitas vezes é a utilização das mesmas por condutores credenciados, por isso nossas fiscalizações são constantes, principalmente em áreas privadas de uso coletivo, como shoppings e hospitais. A população também pode denunciar a falta de respeito à norma de uso das vagas especiais pelo 0800 092 1188”, explicou Costa Neto.

 

Programação

 

A 3ª Semana Municipal de Trânsito tem como tema “Sua atitude muda o trânsito e salva vidas”. A programação seguirá com atividades alusivas até o dia 31/3 nas principais avenidas da capital. Ainda hoje (terça-feira, 28), às 14h30, na sede do Manaustrans (localizada à avenida Tefé, n. 850), será realizada a 1ª Reunião do Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito 2017. Representantes das instituições participantes da programação educativa vão apresentar um balanço das atividades realizadas e lançar as estratégias para 2017.

 

Na quarta-feira, 29, haverá uma palestra do projeto “Condutor Consciente” sobre Técnicas de Pilotagem Segura para mototaxistas.  O projeto, lançado pelo Manaustrans em 2014, já alcançou  mais de três mil condutores com informações sobre legislação de trânsito, direção defensiva e comportamento seguro no trânsito.

 

Ainda na quarta-feira, os educadores do Manaustrans farão uma abordagem educativa na avenida Autaz Mirim, via que irá concentrar atividades de combate a acidentes de trânsito. Motoristas e pedestres serão abordados com orientações e material informativo.

 

A programação inclui, também, na quinta-feira, 30, a realização de uma mobilização para enfatizar o respeito aos ciclistas. Uma blitz educativa será realizada nas avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, com a participação de ciclistas e educadores do órgão.

 

Na sexta-feira, dia 31, será realizada a 135ª turma do projeto “Condutor Consciente”, destinada a colaboradores da Manaus Ambiental. Ainda na sexta-feira, como parte da programação de encerramento da semana do trânsito, o Manaustrans participará do projeto “Oca vai à Escola”. A atividade, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), visa levar informações sobre trânsito em forma de jogos e brincadeiras para a comunidade escolar.

 

Semana Municipal de Trânsito

 

A data foi criada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto para lembrar o acidente de trânsito, na Avenida Djalma Batista, em 2014, entre um caminhão e um micro-ônibus que resultou na morte de 16 pessoas. O evento faz parte do calendário oficial do município de Manaus, que institui o dia 28 de março como o “Dia Municipal de Prevenção a Acidentes e Combate à Violência no Trânsito”, de acordo com a Lei Municipal número 1.861, de 06 de maio de 2014.

 

TEXTO: Alita Falcão / Semcom e Assessoria Manaustrans

FOTOS: Alex Pazuello / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskWUGz1V

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse