Abertas inscrições para seminário de atenção psicossocial

A Prefeitura de Manaus está com inscrições abertas para o II Seminário Sistêmico de Atenção Psicossocial ao Servidor Público, que acontece nos dias 27 e 28 de setembro. As inscrições, que vão até sexta-feira, 22/9, são gratuitas e online, pelo portal da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi): http://portalespi.manaus.am.gov.br/capacitacao.

Com 300 vagas disponíveis e certificação, esta é a segunda edição do Seminário, que acontecerá no Auditório da Casa Militar, na Avenida Padre Agostinho Caballero Martin, nº. 770, Compensa 1. O objetivo é reunir profissionais de Serviço Social, Psicologia e Recursos Humanos, além de servidores de outras áreas, estagiários e estudantes para debater o serviço de assistência social prestado aos servidores municipais, analisando o parâmetro do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), do Governo Federal.

“Além disso, queremos integrar os profissionais que atuam nas secretarias da Prefeitura de Manaus no atendimento psicossocial ao servidor municipal, possibilitando uma rede de ações e programas nas áreas de assistência social, perícia, promoção, prevenção e acompanhamento à saúde do servidor”, destacou a titular da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Luiza Bessa Rebelo.

O seminário abordará, ressalta a secretária, o papel fundamental dos profissionais de atendimento psicossocial do município no Programa de Qualidade de Vida do Trabalhador Público Municipal, cuja implantação é uma das ações previstas no Projeto de Planejamento Estratégico Manaus 2030.

eSocial

A Semad coordena as políticas de gestão de pessoas da Prefeitura e coordena o evento. A diretora de Gestão de Pessoas da Secretaria, Vânia Lucena, explica que as ações do II Seminário acompanham os esforços da Prefeitura para a implementação do eSocial, que entra em vigência no país em 2018.

Nacionalmente, o eSocial vai unificar o envio de informações referente aos trabalhadores das empresas e será como uma folha de pagamento digital. A Semad, responsável pela gestão de recursos humanos do município, vem alinhando estratégias para implantar a ferramenta no prazo estabelecido pelo Governo, 1º de janeiro de 2018.

“A atenção psicossocial ao servidor é um dos pontos-chave da implantação do eSocial na esfera municipal”, frisa Vânia, destacando que a plataforma prevê o controle de políticas de gestão de pessoas alinhadas às normas reguladoras de segurança do trabalho, a NR nº 15, de atividades e operações insalubres, a NR nº 16, de periculosidade, e a NR nº 17, de ergonomia no ambiente de trabalho.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DIA 27/09

8h      Credenciamento

8h30  Abertura

10h    Palestra: “Experiências de implantação do Siass no serviço público federal: benefícios advindos com a Política de Atenção à Saúde do Servidor” – Coordenador do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (Siass) – Sede INSS – Manaus/AM, Sérgio Raimundo Ernesto Machado

12h   Intervalo para o almoço

14h    Palestra: “Diagnóstico do atendimento psicossocial do Sistema Público Municipal: pontos fortes e fracos com alternativas de superação” – Chefe da Divisão de Serviço Social (Diss) da Semad, Clélia Brasil Morais Fontes

14h30 Palestra: “O atendimento na Junta Médico-Pericial do Município: entraves e perspectivas” – Vice-presidente da Junta Médico-Pericial do Município de Manaus (JMPM), Lilia Farias dos Santos

15h    Palestra: “Impactos da Reforma da Previdência nos municípios: perspectivas e possibilidades” – Diretora de Previdência da Manaus Previdência, Daniela Cristina da Eira Correa Benayon

16h  Encerramento

DIA 28/09

8h      Abertura dos trabalhos com exposição da pauta central de debate do evento

9h20  Mesa-Redonda: “Possibilidades de implantação de um Siass no âmbito do serviço público municipal”. Mediadora: Assistente Social Forense do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Silvânia Queiroz e Silva de Deus

Mediadora da Mesa Redonda com o Tema do Debate: Possibilidades de implantação de um SIASS no âmbito do serviço público municipal.

12h    Encerramento do evento

Texto: Hariele Quara / Semad

Foto: Divulgação / Semad

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad): (92) 3215-3442