Abastecimento de água será normalizado na UBS Luiza do Carmo

Uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) esteve, na manhã desta terça-feira, 29/8, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiza do Carmo, localizada na Vila da Felicidade, Mauazinho, zona Leste da cidade, para buscar soluções para a regularização da água na UBS. A equipe foi liderada pelo gestor da Semsa, Marcelo Magaldi, que tem visitado as unidades de saúde rotineiramente para buscar soluções para demandas pontuais.

O poço artesiano, além de abastecer a UBS, também atende a 70 famílias do bairro. Com as altas temperaturas de Manaus e o consequente aumento do consumo, o poço vem apresentando problemas constantes, o que não só prejudica o atendimento na UBS, mas também deixa os moradores sem água.

Na visita, o secretário garantiu uma medida emergencial para que o atendimento na UBS não seja prejudicado. “Vim checar o que estava ocorrendo, assim como faço com todas as UBSs. Ver in loco os problemas, acompanhado das pessoas responsáveis pela área administrativa e de engenharia, para juntos chegarmos a uma solução a fim de que a população não seja prejudicada, porque sem abastecimento de água não temos como fazer a limpeza da UBS para o atendimento adequado”, frisou Magaldi.

O secretário pediu para que os técnicos da Semsa fizessem contato com a Manaus Ambiental para que a unidade passe a ser abastecida de forma exclusiva, ficando o poço para a comunidade. “Tínhamos uma parceria para o uso do poço e sempre quando havia algum problema, a Semsa fazia a manutenção. Mas, com o aumento do consumo, temos que ter abastecimento exclusivo, para que nem os usuários e nem a população sejam prejudicados”, garantiu.

Magaldi, que assumiu há três meses a pasta, disse que continuará com as visitas às unidades de saúde, vendo de perto os problemas e buscando soluções. “Isso é uma determinação do prefeito Arthur Neto, de irmos às ruas buscar alternativas para oferecer cada vez mais um atendimento de qualidade à população”, ressaltou.

Nessa semana, anunciou Magaldi, o prefeito vai inaugurar a UBS João Nogueira da Mata, no bairro Zumbi, na zona Leste, e também tem programada a UBS Almir Pedreira, na Lagoa Verde, além das duas unidades móveis fluviais, e a UBS Waldir Bugalho, no Jorge Teixeira, que teve as obras retomadas. “Temos um calendário de inaugurações de unidades que estavam em reforma e que agora estão tendo suas obras concluídas”.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315