Notícias

Doutor Thomas ganha dois novos pavilhões para oferecer mais segurança e conforto aos idosos

A Fundação Doutor Thomas ganhou, nesta terça-feira, 31, dois novos pavilhões inaugurados pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e que vão abrigar e oferecer mais segurança e conforto aos 116 idosos residentes do programa Longa Permanência.

“Aqui é um lugar onde a gente percebe que os moradores são felizes. A gente percebe um clima de muita alegria. São pessoas que convivem e interagem entre elas e nós da Prefeitura não poderíamos deixar de olhar para tudo isso aqui”, afirmou o prefeito.

O pavilhão independente feminino, que recebe o nome de “Adriano Jorge” em homenagem ao médico, professor e jornalista de Manaus, foi entregue com quartos mais amplos e climatização que atendem às necessidades de todos os residentes. O local traz, ainda, mais conforto e bem-estar aos idosos. Já o pavilhão coletivo de média dependência feminino, que recebeu o nome de “Álvaro Maia”, em homenagem ao político que governou o Amazonas,  tem capacidade para 23 idosos e atende, também, idosos acamados.

Com a reforma, alguns pontos receberam atenção especial. O banheiro, por exemplo, recebeu um piso antiderrapante e foi todo equipado com barras de apoio. Além disso, os quartos foram projetados de forma que aproveitem melhor a iluminação natural durante o dia.

Atualmente a FDT recebe 116 idosos – 73 homens e 43 mulheres –  divididos em nove pavilhões e classificados de acordo com o grau de dependência. “Aqui nós trabalhamos fazendo o nosso melhor, não só pelo idoso da fundação, mas pensando no idoso de toda a cidade de Manaus, sempre trabalhando para dar a eles uma melhor estrutura”, afirmou a diretora-presidente, Martha Moutinho.

Euridices Maria da Conceição, 82, residente na fundação há seis anos. Ela é uma das novas moradores do Pavilhão Adriano Jorge e mostra com orgulho o espaço que é decorado e arrumado de acordo com o gosto dela. “Tudo ficou muito bonito. É maravilhosa a casa e é bacana para nós”, disse.

Novos espaços

O projeto de construção dos novos pavilhões foi executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e seguiu as determinações técnicas, previstas na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 283, da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) em relação às Instituições de Longa Permanência-ILPI.

Além dos novos pavilhões, a Prefeitura de Manaus também está trabalhando na construção de cinco novas salas, na área do Parque Municipal do Idoso, com recursos destinados por emenda parlamentar do vereador Sildomar Abtibol. No local será reinstalado o setor administrativo do parque, além de abrir espaço para a adequação de novas atividades físicas para os idosos. As obras já estão avançadas e têm prazo previsto para ser entregues em 30 dias.

 

Fotos: Mário Oliveira

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse