​Ação itinerante “Prefeitura +Presente” ​contabiliza mais de 70 mil atendimentos​ em 2017​

Criado para levar ​aos moradores ​de comunidades e bairros mais afastados do centro da capital ​diversos serviços públicos, ​a ação itinerante “Prefeitura + Presente” percorreu ​todas as zonas da cidade ​em 2017. Foram mais de 70 mil atendimentos em 19 edições​ do projeto neste ano​, com ​serviços de emissão de documentos, oportunidades de emprego, consultas e exames médicos, entre outros.

Segundo o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, o projeto tem cumprido seu objetivo de levar mais cidadania à população. “Em média, foram ​quase quatro mil atendimentos por edição​. ​Por onde pass​a,​ o “Prefeitura + Presente” reúne milhares de pessoas em busca de solucionar questões que, no dia a dia, precisariam ​d​e desloca​mento até os órgãos públicos​ e esse projeto leva essas soluções ao encontro do cidadão”, afirmou.

A última edição d​o​ ano foi realizada no último sábado, 16/12, no bairro Santa Etelvina, zona Norte, onde ​foram realizados ​6,2 mil ​atendimentos, das 8h às 12h, na Escola Municipal Síria Mamed Amed Chagas, na rua 22 de maio, comunidade Agnus Day. Coordenada pela Ouvidoria Municipal e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), a ação promove a integração entre mais de 20 órgãos da Prefeitura de Manaus, com o apoio de vários parceiros, como Amazonas Energia, Manaus Ambiental, Defensoria Pública e ​outros.

“Estamos encerrando o ano com esse balanço de atendimentos realizados por toda Manaus, dando mais ênfase às zonas Norte e Leste, que é para onde a cidade tem crescido e onde o volume de pessoas que precisam dos serviços da prefeitura é muito grande”, reforçou o Ouvidor Municipal, Afonso Lins.

O cenário foi sempre o mesmo em todos os eventos. Por volta das 8h da manhã já se formavam filas em frente à escola municipal escolhida para receber a ação. Os interessados recebiam fichas de atendimentos para solicitar carteira de identidade, usufruírem do corte de cabelo, aferir pressão arterial e de massa corporal, apanharem preservativos e serem atendidos nos programas, como “Cadastro Único” e “Leite do Meu Filho”, tudo gratuitamente, além da animação ao público do grupo “Garis da Alegria”, da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), e de personagens infantis do Parque Cidade da Criança.

“Essa ação é muito importante. Temos acesso a vários serviços em um só lugar. Eu, por exemplo, vim atrás do Sine Manaus, mas aproveitei para fazer uma consulta médica e fui bem atendida. Facilita muito a nossa vida”, disse a dona de casa Franceli Cabral, 34, após receber atendimento na comunidade Agnus Day.

A ação também provoca melhorias na infraestrutura dos bairros por onde passa, já que a prefeitura realiza a retirada de lixo e entulhos, varrição e tapa-buracos em ruas e avenidas.

​– — –​
Fotos: Márcio James / Semcom