Mapa e Dados

Manaus é o principal centro financeiro e corporativo da Região Norte, o décimo maior destino de turistas no país e o sexto município que mais contribui para o Produto Interno Bruto, PIB, brasileiro, com a participação de 1,29% no PIB, ficando atrás apenas de São Paulo, com 11,77%, Rio de Janeiro, 5,05%, Brasília, 3,38%, Cuiabá, 1,41%, e Belo Horizonte, 1,37%, segundo a Revista Exame.

Possui 1 861 838 habitantes, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2012, sendo também a sétima mais populosa do Brasil e a 131ª mais populosa do mundo.No ranking da revista América Economía, Manaus aparece como uma das 20 melhores cidades no ramo de negócios da América Latina, estando à frente de capitais de países latinos como San Salvador, Caracas e La Paz.

Manaus é uma das doze subsedes da Copa do mundo FIFA de 2014 e a sexta cidade mais rica do Brasil. Possui a maior região metropolitana do norte do país e a décima do Brasil, com 2 210 825 habitantes (IBGE/2010). Em 2008, o World Cities Study Group and Network (GaWC), do Reino Unido, incluiu o nome da cidade em uma lista de cidades classificadas por sua economia, cultura, acontecimentos políticos e patrimônios históricos. Manaus foi classificada na mesma categoria de outras áreas metropolitanas do mundo de grande destaque, como Ancara, Salt Lake City, Las Vegas, Liverpool e Marselha, sendo que a cidade ficou acima de outras como Tijuana, Sevilha, Austin e Quebec.