O que ver e fazer em Manaus

A variedade de paisagens faz de Manaus um dos destinos preferidos dos amantes da natureza. De barco, aprecia-se o encontro de rios, enquanto canoas levam aos igarapés repletos de plantas e aves típicas. Em terra firme, as atrações ficam por conta das suntuosas construções que remetem ao Ciclo da Borracha; da saborosa gastronomia local; e do bairro de Ponta Negra, com praia fluvial emoldurada por bares e muito agito.

Apreciar o Teatro Amazonas

Símbolo máximo do rico Ciclo da Borracha, o suntuoso teatro foi inaugurado em 1896 para a apresentação de peças e óperas de companhias européias. A construção é encantadora por dentro e por fora: a fachada neoclássica é pintada de rosa e apresenta uma cúpula feita com 36 mil escamas de cerâmica nas cores da bandeira brasileira. No interior, chamam a atenção o hall de entrada em mármore português, a escadaria em  mármore italiano e ferro inglês e a sala de espetáculos, com capacidade para 700 pessoas e decorada com lustres e máscaras venezianos. Em maio, o teatro é cenário para o concorrido Festival Amazonas de Ópera, criado em 1997. Caso não seja possível assistir espetáculos, vale a pena fazer uma visita guiada, com meia hora de duração.

Cruzeiro pelo Rio Amazonas

Os cruzeiros pelo rio Amazonas duram entre três e sete dias, dependendo da embarcação. Os preços também variam, de acordo com as acomodações e atividades oferecidas, como passeio de canoa, observação de aves e animais, pesca, trekking.

Saborear as Receitas Típicas

Os peixes típicos da região, como o tucunaré, o pirarucu e o tambaqui, são as estelas dos cardápios em Manaus. Os pratos ficam ainda mais saborosos quando inspirados nas receitas regionais e preparados com ingredientes como tucupi, gengibre, cupuaçu… A capital, porém, oferece restaurantes especializados em cozinhas internacionais. A maioria dos estabelecimentos concentra-se em Ponta Negra, nos arredores do Teatro Amazonas e no Millenium Shopping Mall.

Visitar o arquipélago de Anavilhanas

Um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, a Estação Ecológica de Anavilhanas é formada por cerca de 400 ilhotas. O acesso é por barco, em viagem que dura cerca de três horas. Empresas da região oferecem pacotes que incluem transporte, almoço e passeio pelo Rio Negro e banho de cachoeira.

Fazer Compras

O artesanato indígena é o grande destaque do comércio de Manaus. As matérias-primas regionais, como palha de tucumã, fibra e palha de tucum, tela de juta e cipó titica dão forma e graça a objetos de decoração e utilitários. Um dos endereços mais concorridos é o da Central de Artesanato Branco e Silva, com 27 lojas. Para produtos alimentícios e medicinais, siga para o Mercado Municipal. Em meio à infinidade de boxes encontra-se frutas típicas, guaraná em pó, doces e castanhas, além de muitas ervas e plantas.