O que ver e fazer em Manaus

Única em suas singularidades, que vão da exótica e complexa biodiversidade amazônica à agitada vida urbana e meio a portentosos prédios e monumentos históricos, Manaus reflete uma atmosfera ímpar em suas diversas manifestações culturais. Seja na língua, costumes, culinária, hábitos, ou mesmo na arquitetura, festividades típicas, artes e na tão característica hospitalidade, a Metrópole do Norte do País é um convite à imersão em um Brasil que você só encontra aqui.

Localizada em plena Floresta Amazônica e circundada por inigualável beleza natural, Manaus confirma sua condição de cidade com vocação turística mundial, dotada de infraestrutura urbana e de crescente oferta de serviços de qualidade.

Atrativos

De barco, aprecia-se o famoso “Encontro das Águas” – confluência entre as águas escuras e cheias de energia do Rio Negro com a força das águas barrentas do Rio Solimões. Navegando também chega-se ao Arquipélagos de Anavilhanas, onde é possível vivenciar o mergulho com o boto cor de rosa, entre outros encantos naturais. Nas comunidades ribeirinhas, um universo rico em cores, cheiros e sabores tradicionais da cultura indígena, que deu origem ao acolhedor povo manauara. Na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, por exemplo, você encontra um santuário natural preservado, à apenas 25 minutos, por via fluvial, de Manaus. A reserva é composta por seis comunidades que têm no turismo de base comunitária e na agricultura familiar as principais fontes de renda.

Em terra firme, as atrações ficam por conta das suntuosas construções que remetem ao Ciclo da Borracha, da saborosa gastronomia local e, claro, da charmosa praia da Ponta Negra, cartão-postal da cidade. À noite, Manaus ferve, não só pelo clima mais aquecido da Capital da Amazônia, mas pelo agito nos bares e casas noturnas.

Centro Histórico

TEATRO AMAZONAS

manaus-teatro-amazonas

Foi inaugurado em 1896 para a apresentação de peças e óperas de companhias europeias, tornando-se símbolo máximo do rico Ciclo da Borracha. A construção é encantadora, por dentro e por fora. A fachada neoclássica é pintada de rosa e apresenta uma cúpula feita com 36 mil escamas de cerâmica nas cores da bandeira brasileira. Já no interior, chamam a atenção o hall de entrada em mármore português, a escadaria em mármore italiano e ferro inglês, além da sala de espetáculos, com capacidade para 700 pessoas, decorada com lustres e máscaras venezianos. Em maio, o teatro é cenário para o concorrido Festival Amazonas de Ópera, criado em 1997. Caso não seja possível assistir espetáculos, vale a pena fazer uma visita guiada, com meia hora de duração.

Onde fica: Largo de São Sebastiao – Avenida Eduardo Ribeiro, Centro

Visitação: de terça a sábado, das 9h às 17h

Entrada: R$ 20

* Amazonenses não pagam entrada mediante apresentação de comprovante de identidade. Toda terça-feira a visitação é gratuita.

PAÇO DA LIBERDADE

PAÇO MUNICIPAL - MÁRIO OLIVEIRA (39)

Um dos mais antigos prédios de Manaus.  O paço foi erigido em 1872, como forma de marcar o poder territorial do Império na Região Norte e conta não apenas a história da cidade, mas guarda em suas fundações conhecimentos técnicos que ainda hoje são estudados por alunos e professores de Arquitetura. Abrigou a sede do governo da Província do Amazonas, sede do governo do Estado, foi residência do presidente da Província e outros governadores, até que, em 1917, tornou-se sede da Prefeitura de Manaus. Também conhecido como Paço Municipal, a histórica estrutura une beleza arquitetônica com as mais modernas manifestações artísticas. E para valorizar ainda mais a importância do espaço, a prefeitura pretende tornar o paço no Museu da Cidade, que contará o surgimento da capital amazonense a partir dos diversos fluxos migratórios, por meio da exposição permanente “Manaus: História, Gente e Cultura”, que irá trabalhar tanto os aspectos históricos, como o processo evolutivo de construção da cidade de Manaus, focado, sobretudo, na inserção das pessoas na construção desse modelo de cidade.

Onde fica: Praça D. Pedro II – avenida 7 de Setembro, Centro

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30 e, aos sábados, sob agendamento, das 9h às 12h30

MERCADO MUNICIPAL ADOLPHO LISBOA

TM - 13-08-2015 - SERVIÇOS NO MERCADO MUNICIPAL ADOLPHO LISBOA (16)

Um dos mais importantes centros de comercialização de produtos regionais, inspirado no Mercado de Les Halles de Paris. Foi o segundo mercado construído no Brasil, inaugurado em 1882. Em estilo Art Noveau, o popularmente conhecido mercadão, possui um pavilhão central em alvenaria, ladeado por dois pavilhões com estrutura em ferro fundido e forjado, com pórtico de ferro rendilhado e vitrais. Em 2013, o espaço foi totalmente revitalizado e aberto novamente à população, se tornando parada obrigatória dos turistas e ótima opção de lazer aos finais de semana.

Onde fica: Rua dos Barés, n° 46, Centro

Funcionamento: de segunda a sábado, das 6h às 17h, e aos domingos e feriados, das 6h às 13h

Calendário cultural

O Carnaval, os Festivais Folclóricos, além do Boi Manaus, Passo a Paço e Réveillon de Manaus constituem o calendário fixo de eventos da cidade, atraindo milhares de pessoas a cada edição. A inserção de Manaus na rota dos grandes eventos é um ciclo que foi iniciado com os preparativos para a Copa do Mundo de Futebol 2014 e, em seguida pelos Jogos Olímpicos Rio 2016, de lá pra cá, os olhos do mundo têm se voltado para a Capital da Amazônia.