10/05/16 | 14:52

Secretarias escolares expedirão certificados digitais a partir deste ano

lescabert (2)

Atendendo a política de informatização dos serviços adotada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a partir deste ano as secretarias escolares irão expedir, de forma digital, os certificados de conclusão do Ensino Fundamental dos alunos da rede municipal de ensino.

A nova resolução foi informada aos secretários escolares na manhã desta terça-feira, 10, durante a abertura do evento Legislação Educacional para os Secretários de Escola (Lesc), encontro promovido pela Gerência de Auditoria e Documentação Escolar (GDAE) que anualmente repassa orientações da legislação educacional para os profissionais administrativos das unidades de ensino da prefeitura.

A digitalização dos certificados foi realizada como projeto piloto em nove escolas do município em 2015, entre elas, a Vicente de Paula, no bairro Japiinlândia, que foi homenageada pela ação inovadora.

“É um projeto novo ainda. Nós fizemos algumas amostras em nossas turmas. É um bom projeto, que diminui o tempo gasto para produzir os certificados, já que antes eram manuscritos”, explicou Geraldo Sabóia, servidor administrativo da secretaria da Vicente de Paula. Ele recebeu uma placa em reconhecimento pela iniciação do projeto.

Atividade do Lesc

Realizado no auditório da Semed, o Lesc vai reunir cerca de 600 servidores até a próxima quinta-feira, 12. Neste ano, o evento teve uma novidade. Os temas abordados foram sugeridos pelos próprios servidores das secretarias das escolas.

Entre as informações repassadas, as principais, de acordo com a chefe do GDAE, Acecy Valente, foram a revisão do regulamento escolar e a regularização do bloco pedagógico. Para ela, o Lesc é importante para qualificar as atividades organizacionais das secretarias, que, segundo ela, são primordiais para auxiliar a melhoria do processo de ensino, que é o foco principal da Semed.

“Há uma linha muito tênue que faz com que o trabalho da secretaria contribua para a melhoria do processo pedagógico, porque o secretário trabalha com os pais, a comunidade, o pedagogo, professores e diretor da escola. Então, ele tem que se integrar, organizar os arquivos, diários de classe, garantido que o processo de ensino e aprendizagem melhore, pois a documentação organizada subsidia isso”, explicou.

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt falou sobre a importância da documentação escolar, lembrando que as escolas necessitam desta organização.

“O processo de gestão precisa ter a documentação organizada. Ela é fundamental porque garante o direito das crianças. Nós precisamos estar conscientes da documentação correta, fidedigna da vida escolar dos alunos. Para isso é que estamos aqui no Lesc”, salientou.

Kátia destacou que a Semed também veio realizar uma homenagem aos secretários escolares que, às vezes, fazem, anonimamente, um trabalho tão importante que garante o direito das crianças em ter registrada devidamente a sua vida escolar.

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Rodemarques Abreu