22/10/11 | 18:21

Servidor municipal faz do sábado uma festa solidária

Mais de 9 mil pessoas atendidas por 19 instituições filantrópicas de Manaus, foram beneficiadas pela 1ª ação social da Campanha do Servidor Solidário, promovida pela Prefeitura de Manaus, neste sábado (22). Além da ação social, as entidades filantrópicas receberão uma quantidade recorde de alimentos não perecíveis, que foram arrecadados durante a Campanha –46 toneladas de itens alimentícios. A entrega será feita às instituições, no início de novembro.

No ano passado, foram arrecadadas 14 toneladas de alimentos não perecíveis. “Conseguimos triplicar a quantidade de doações, em comparação a 2010. Isso representa o empenho do servidor municipal em beneficiar o cidadão, em ajudar a cidade”, avaliou a diretora presidente da Fundação Escola de Serviço Público (FESPM), Angela Bulbol.

A diretora explica que a ação deste sábado faz parte da programação da Campanha, que conta apenas com trabalho voluntário. Por meio da ação, as famílias atendidas por 19 instituições filantrópicas tiveram acesso a consultas clínicas e pediátricas, emissão de CPF e Carteira de Trabalho, corte de cabelo, manicure, orientações sobre saúde bucal, recreação e lazer entre outras atividades. Cada órgão ou secretaria da Prefeitura ficou responsável por atender uma entidade, na ação social. A Campanha é coordenada pela FESPM.

O Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (Iacas) foi uma das instituições beneficiadas pela programação. As atividades do local foram promovidas pela Secretaria Municipal de Administração e Coordenação dos Bairros (Semac). Além dos serviços prestados às famílias atendidas neste sábado, o Iacas ganhou uma brinquedoteca nova, com mais de 200 brinquedos. Das 250 pessoas atendidas na unidade, 100 são crianças com idades de 6 a 12 anos.

A presidente do Iacas, Amanda Ferreira, disse que a iniciativa possibilitou, inclusive, a integração familiar, fator importante para a organização, que também atende jovens infratores, a partir de acompanhamento psicossocial e serviços comunitários. “Os jovens puderam tirar a Carteira de Trabalho, que é um dos requisitos para que eles possam estar integrados na vida em sociedade, de forma saudável e produtiva”, observou. O adolescente M.S., de 17 anos, presta serviços comunitários na unidade, por determinação judicial. Ele saiu da ação social com sua 1ª carteira de trabalho em mãos. “Agora, já posso procurar emprego. Vou trabalhar onde me aceitarem”, afirmou, demonstrando disposição.

A dona de casa Fabíola Pereira, 24 anos, levou a filha de 7 anos para receber atendimento médico, neste sábado. Moradora do bairro Santo Antônio, onde fica localizada a entidade, Fabíola disse que aproveitou o dia para levar os resultados dos exames que a filha já havia feito. “O médico passou os remédios e já vamos começar o tratamento”, afirmou. A dona de casa também é mãe de outra criança que é atendida no Iacas.

A Campanha “Servidor Municipal Solidário” ocorre em alusão ao Dia do Funcionário Público, comemorado em 28 de outubro. O evento é promovido, anualmente, sob a coordenação da FESPM. A campanha busca envolver os 30 mil servidores da Prefeitura, e seus familiares, em ações de cidadania, que abrangem a arrecadação de alimentos e prestação de serviços para entidades carentes, além de doação de sangue e ações de capacitação. As atividades tiveram início no dia 20 de setembro e prosseguem até 27 de outubro.

Instituições que foram atendidas, neste sábado:

ü  Sociedade Espírita de Assistência Nosso Lar

ü  Centro de Formação Vida Alegre – ONG

ü  Associação de Idosos União do Manoa

ü  Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia (ADCAM)

ü  Abrigo Moacyr Alves

ü  Associação de Amigos do Autista no Amazonas

ü  Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio

ü  Associação de Apoio à Criança com HIV – AACH / Casa Vhida

ü  Lar Fabiano de Cristo – UPI/ Joana de Angelis

ü  Desafio Jovem de Manaus

ü  Inspetora Laura Vicuna – Centro Social São Benedito